sexta-feira, 31 de agosto de 2012


Pioneirias

Pioneirias são construções artesanais, feitas com materiais naturais e de durabilidade relativa.  

Servem para aumentar o conforto do indivíduo e desenvolver: coordenação motora e mental, habilidades no trato de ferramentas de corte, regras de segurança e desenvolver a criatividade. Preservando-se a natureza, recomenda-se que as pioneirias sejam feitas com bambus empregando-se diversos diâmetros e as amarras feitas em sisal. Para o corte pode-se usar, serrotes, facões, tralha, faca e canivete. Nos cuidados são observados: a necessidade de serem realmente feitas, a preservação da natureza (matas, árvores e pequenos animais), regras gerais de segurança, ferramentas e planejamento da pioneiria, conhecimento dos nós e amarras indicadas (serem muito bem feitas), terreno adequado para suportar a pioneiria e a limpeza do local.
Criada a necessidade de fazer construções em acampamentos, nasce no jovem o espírito inventivo e construtivo que leva dentro de si. Construir pioneirias é assunto da auto-educação porque da formação e proporciona uma abundancia de satisfações.  
A criatividade quando se constrói pode chegar a níveis surpreendentes para o próprio construtor, portanto, toda iniciativa deve ser totalmente apoiada, em especial quando é para criar coisas úteis e práticas.

Pontes
Torres
Mesas
Mastros
Portais
Altares
Abrigos
Balsas
Catapultas
Outros
6º Artigo da Lei Escoteira: 
O ESCOTEIRO É BOM PARA OS ANIMAIS E AS PLANTAS.  

Por ser bom para os animais e as plantas, o escoteiro protege a vida e a natureza.

A vida é um fenômeno extraordinário, surpreendente e único. 
A vida é o espaço e o tempo de nossos sonhos, nossas esperanças, nossas paixões e nossos esforços. 
A vida é o começo de nossa história e nossa história é o encontro com a vida. O ser humano é chamado a respeitar a vida.
Ser bom para os animais e as plantas é respeitar e proteger a vida. É, também, tomar consciência da relação que existe entre o homem e as demais espécies animais e vegetais. 
É respeitar a natureza e se comprometer ativamente com a integridade do meio ambiente, entendendo que o desenvolvimento sustentável exige pessoas que se preocupem com o futuro e que estejam dispostas a assumir uma atitude solidária com o destino da humanidade e de outras espécies que convivem no ecossistema mundial.

Para os Escoteiros, a proteção da vida é parte da Lei e é um reflexo dos princípios que nos guiam. 
Comprometemos-nos a amar a Deus, criador da vida, e a servir aos nossos semelhantes, fazendo deste mundo lindo e maravilhoso em que vivemos, um lugar melhor para todos, os que agora o habitam e os que o habitarão no futuro. 

TUDO PELA ECOLOGIA!





Pontes


O Método Escoteiro objetiva motivar o esforço cooperativo para um fim comum que é democrático. Na pratica duas coisas sobressaem, os hábitos se fixam e dão oportunidade de exercer iniciativa domínio de si mesmo e autoconfiança. O Método Escoteiro guia os jovens para que façam o que é justo e ensina-lhes bons hábitos, próximo ao ideal.
As pontes Mateiras para os Escoteiros são de grande importância, pois não sabemos quando iremos encontrar obstáculos pelo caminho como riachos, lagos, braços de rio e etc. Até mesmo na questão de travessia de uma árvore para outra, quando se trata de um acampamento suspenso, ou quando queremos ficar longe do chão por alguma razão natural do ambiente que incomode muito como insetos, animais, umidade entre outras coisas.
A construção de pontes demonstra uma grande habilidade e é uma excelente atividade. Todavia observe bem as condições de segurança para evitar acidentes.
A melhor maneira de se aprender é a pratica constante, sempre que possível, possuindo os materiais necessários e tempo disponível, construa uma ponte, comece com as mais simples e vá pouco a pouco se aperfeiçoando.

Torres

Entre as características de um Escoteiro está a faculdade de observador, por esta razão a construção de torres que facilitam esta ação são imprescindíveis. A coordenação de uma equipe de jovens permite levantar com facilidade uma torre de observação. Cada jovem fazendo sua tarefa planejada e correta oportuniza um trabalho coletivo, estabelecendo valores individuais. As construções necessitam antes de mais nada de espírito de equipe, coordenação e disciplina. Habilidade e dedicação também são importantes.
Não há campista que suporte a tentação de construir uma torre de observação para satisfazer a sensação de domínio, localização e percepção visual da área acampada, proporcionando maior nitidez e claridade à visão e aos ouvidos. Porém uma torre de observação requer uma técnica de segurança, firmeza e equilíbrio em seu planejamento.
Quando a construção é feita em árvores, devemos proteger a casca com panos, câmaras de pneu ou elementos naturais que estejam ao nosso alcance. Protegendo assim o habitat natural deixaremos o campo após o uso exatamente como o encontramos.
As construções aéreas feitas por gosto ou por necessidade de sobrevivência além de ser um refúgio seguro em locais temperados ou quentes, porque se isola a umidade e se livram das inundações, são fáceis de camuflar, mostram um panorama muito amplo, destacando a firmeza da luz e o esplendor do céu.

Mesas

A mesa deve ser bem planejada e sua construção caprichada pois toda a patrulha devera caber sentada nela durante as refeições.
Alem de servir como apoio para fogareiros, lampiões e mantimentos, é em torno da mesa que se passa boa parte do acampamento.
Um tripé é suficiente para se fazer uma mesinha, porem os melhores Escoteiros certamente preferirão uma mesa mais elaborada, equilibrada e resistente.


Mastros


Não se pode prescindir de um mastro durante um acampamento escoteiro para termos a oportunidade de render tributo à Bandeira Nacional.
Não pode existir limites a criatividade dos Escoteiros.



Portais
Um portal bem montado, um acampamento bem organizado, tudo limpo e em seu lugar. Isso é um autentico acampamento Escoteiro.
Da mesma forma que o capricho e esmero do Escoteiro, um acampamento bem montado, limpo e organizado, confere dignidade e respeito próprio, mostra a qualidade e excelência de seus ocupantes.
 
Ter um bom acampamento é fazê-lo com a melhor boa vontade e esmero, em qualquer lugar onde se encontre e com os elementos e materiais que estiverem disponível.


Altares

Todo escoteiro deve ter uma religião e cumprir seus preceitos.
A instituição escoteira e a nobreza da obra humana, para que de benefícios, deve ter aspirações transcendentes.
Que religião deve ter um escoteiro?
Qualquer uma que sinalize ao jovem um caminho reto onde o respeito seja coletivo e individual, que de princípios éticos para um comportamento moral. 

 
  
Diversas são as formas de se mostrar respeito ao Ser Superior que nos criou. O Importante é se fazer presente com idéias variadas e que mostrem a importância de ter fé.
  
  
  
Muitas vezes a natureza se encarrega de dar uma beleza complementar ao nosso canto de meditação.
A homenagem a Deus deve estar presente em todos os momentos de nossas atividades, por isso a importância de 
se ter presente construções que venham fortalecer esse propósito.
  
  
  
  
No culto matinal durante o acampamento, vale a intenção de se construir pequenas pioneirias que venha a colaborar com a atmosfera  espiritual do momento.
  
  
Clique nos links abaixo para ver exemplos e sugestões de pioneirias

Abrigos

Quando em atividades mateiras, é natural que o escoteiro procure comodidade montando abrigos para se proteger do sol, vento ou chuva. Com uma pequena lona é possível montar rapidamente um abrigo para se proteger das intempéries durante as atividades.

Existe uma inesgotável diversidade de modelos de abrigos e formas de acampar que só a experiência nos ensina. Uma simples lona em forma de tenda basta para construirmos um abrigo. 
Outro fator importante é sabermos aproveitar os materiais que a natureza nos oferece para a montagem de nosso abrigo. 
Não importa a altura de um abrigo ou o material que contamos para construí-lo, o importante é utilizar o que esta ao nosso alcance, para fazer da vida ao ar livre uma arte.

A sobrevivência e a busca de conforto no campo desenvolvem o talento de fazer como uma lona plástica, diferentes desenhos de abrigos e tendas para acampamentos improvisados. Isso não quer dizer que não se tenha programado o acampamento, e sim que, com a lona que faz parte do equipamento, pode-se adaptar-se facilmente as necessidades em caso de alguma emergência.
A escolha do local é muito importante, tente escolher uma área elevada e com um pequeno caimento, pois no caso de chuva você não correrá o risco de ter seu abrigo ou barraca alagada. 
Jamais monte seu abrigo na encosta de morros que apresentam riscos de desabamento, bem como sob árvores velhas que podem ter galhos derrubados com o vento. 
Tente imaginar o caminho que a água fará em caso de chuva forte, procurando por sinais que demonstrem tais caminhos.

Carregar na mochila uma lona plástica é imprescindível, pois alem de poder proteger a própria mochila, serve para construir abrigos e nos proteger do sol, vento, frio e chuva, também como isolante do chão úmido e gelado, devendo fazer parte do equipamento para excursões e jornadas.
Hoje, mais do que nunca, não se permite abusar do meio ambiente, o cuidado com o habitat de animais silvestres e de insetos que cumprem sua função junto ao reino vegetal, se tornam cada vez maiores. Lembre-se, o Escoteiro é bom para os animais e plantas. Por esta razão e usando a inteligência, evitamos danificar o local onde acampamos.


Balsas

Explorar um rio, acampando da mesma forma como um jornada é uma excelente atividade. Porem não se deve admitir na embarcação alguém que não saiba nadar, que não use colete salva vidas e que não tenha conhecimento de todas as regras de segurança exigidas para este tipo de atividade.
Uma dessas regras é sempre carregar consigo um apito, de tom agudo, para usá-lo em caso de emergência.

Carregar o equipamento mínimo necessário para este tipo de atividade é obrigação de todos os participante. Temos que verificar se existe colete salva-vidas para todos, se os remos estão em boas condições e são em numero suficientes, cordas para apoio, primeiros socorros, saber as condições de onde se vai navegar, comunicar as autoridades locais sobre sua atividade, possuir algum meio de comunicação em caso de emergência, quer seja radio, celular ou outro meio existente, não abrir mão de todas as autorizações exigidas.
Verificando estes itens e se organizando uma atividade segura o êxito já esta garantido.

Clique nos links abaixo para ver exemplos e sugestões de pioneirias

Catapultas
Na sede ou fora da cidade no campo, se tem a oportunidade de desenvolver jogos simples ou sofisticados, o importante é a liberdade de ação e criação para arrancar uma risada do jovem mais rebelde, sacudir o apático e motivar o introvertido.
A catapulta foi um artefato de guerra usada na antiguidade. 
Os Escoteiros podem divertir-se lançando balões com água nas outras patrulhas
A arte de construir boas pioneirias para se ter atividades interessantes deve ser fator motivador para o Escoteiro


Pioneirias Variadas

Não a limite para suas construções, deixe fluir sua criatividade e mãos a obra. Você sentira uma imensa satisfação ao termino da construção de sua pioneiria, adquirirá habilidades, conhecimentos e destreza.
É possível realizar qualquer construção ao ar livre, por mais inútil que pareça, porque, com essa mesma atitude inventiva os grandes gênios tem alcançado os limites da tecnologia e os grandes acampadores a comodidade e diversão.
A pedagogia que propõe os jogos Escoteiros são simples, estimulantes, divertidas, sugerem verdadeiras aventuras com espírito de equipe, desmotivam o uso de passatempos sedentários e dão uma fonte de idéias realizadas ao ar livre em acampamentos e excursões.
Na sede é fácil e útil montar pioneirias para a patrulha praticar nós e amarras e se divertir com o desafio.
Tome cuidado e observe as regras de segurança utilizando somente materiais de qualidade e em bom estado de conservação.
Latrina é algo indispensável em acampamentos onde não existe banheiros. Portanto nunca deixe de construí-la quando for a campo.
É estimulante um leito cômodo onde se possa descansar.
Isolar o corpo do frio e da umidade é prioritário para a saúde. A palha é excelente para esse fim, muito cômoda, justificando amplamente a iniciativa de construir um tear.











Nenhum comentário:

Postar um comentário